sábado, 14 de abril de 2012

Nando Reis: agulha no palheiro da música brasileira

Dá até para dizer que o cara faz músicas "fáceis", de acordes simples, previsíveis até. Mas o mérito do ex-Titãs não reside na complexidade ou na vistuosidade das suas melodias, pelo contrário, o som dos instrumentos é como se fosse uma cama bem feita para o deitar do corpo de lindas letras, poesias de frases fantásticas, que descrevem sentimentos tão sensivelmente.
Num momento de total podridão da música brasileira, se multiplicando o non sense nas letras e temáticas estapafúrdias, Nando Reis faz-se cada vez mais importante, como um Segundo Sol no horizonte.
As suas músicas há muito tempo vêm povoando o imaginário do pop rock nas vozes de diversos outros intérpretes, como Cássia Eller, por exemplo. Aliás, o cara sempre foi meio low profile mesmo, aparecendo pouco. Ultimamente, de uns 5 anos pra cá que parece ter dado mais atenção a sua carreira solo e vem surpreendendo àqueles que não vão atrás dos autores das músicas, achando que o sonzinho bacana é mesmo da bandinha aquela que tá tocando na rádio das massas...
Nando Reis deve estar rico hoje, só nos jabaculês dessas bandas, mas segue firme e forte, com personalidade, cantando de verso em prosa.
Seguem duas de suas composições que ele tocou no Luau MTV há 5 anos.


Luz dos Olhos

Ponho os meus olhos em você
Se você está
Dona dos meus olhos é você
Avião no ar
Um dia pra esses olhos sem te ver
É como chão no mar
Liga o rádio à pilha, a TV
Só pra você escutar
A nova música que eu fiz agora
Lá fora a rua vazia chora?

Pois meus olhos vidram ao te ver
São dois fãs, um par
Pus nos olhos vidros para poder
Melhor te enxergar
Luz dos olhos para anoitecer
É só você se afastar
Pinta os lábios para escrever
A sua boca em minha?

Que a nossa música eu fiz agora
Lá fora a lua irradia a glória
E eu te chamo, eu te peço: Vem!
Diga que você me quer
Porque eu te quero também!

Passo as tardes pensando
Faço as pazes tentando

Te telefonar

Cartazes te procurando
Aeronaves seguem pousando
Sem você desembarcar
Pra eu te dar a mão nessa hora
Levar as malas pro fusca lá fora?

E eu vou guiando
Eu te espero, vem?
Siga onde vão meus pés
Porque eu te sigo também.
E eu te amo!
E eu berro: Vem!
Grita que você me quer
Que eu grito também!
Hei! Hei!?

*(E eu gosto dela
E ela gosta de mim
Eu penso nela
Será que isso não vai ter fim?)


Resposta

Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou prá trás
Também o que nos juntou...

Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só prá saber
O que você achou
Dos versos que eu fiz
Ainda espero
Resposta...

Desfaz o vento
O que há por dentro
Desse lugar
Que ninguém mais pisou...

Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno
Sei que ainda estão...

Os versos seus
Tão meus que peço
Nos versos meus
Tão seus que esperem
Que os aceite...

Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante...

Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou prá trás
Também o que nos juntou...

Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só prá saber
O que você achou...

Dos versos seus
Tão meus que peço
Dos versos meus
Tão seus que esperem
Que os aceite...

Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante...(2x)

Desfaz o vento
O que há por dentro
Desse lugar
Que ninguém mais pisou...

Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno
Sei que ainda estão...

Os versos seus
Tão meus que peço
Nos versos meus
Tão seus que esperem
Que os aceite...

Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante...(3x)

Nenhum comentário: