segunda-feira, 28 de junho de 2010

Uma pequena análise da Copa do Mundo - pós Holanda versus Eslováquia

Este jogo foi massa para os Bolões do mundo.
Agora, para a Copa, meu deus, como o nivelamento dos europeus está abaixo da crítica. Se eles não mexerem nas regras de seus campeonatos nacionais logo, corre-se o risco de as semifinais de 2014 serem Brasil x Argentina e Uruguai x Paraguai, com Japão, Coréia do Sul, EUA, Gana e Austrália caindo nas quartas.
A Holanda é horrível. Passar o Chile pelo Brasil, marcando o Sneijder e o Roben, deu, dá Chile na final.
Como que a Itália apanhou dessa Eslováquia??? Pelamordedeus...
Só está prestando a Alemanha, mesmo. Todos os seus jogadores são oriundos da Bundesliga - o único que não seria era o Balack. Se não me engano há um certo proteciocismo dos alemães para com o seu campeonato.
O fato é que a globalização no futebol está acabando com a Europa, com os próprios globalizadores, a metrópole que explora as colônias extraindo seus bens naturais. Mesmo assim, economicamente, a grana vai sendo lavada aqui e voltando para ficar lá.
Das duas uma, ou eles se pegam no orgulho nacionalista e desenvolvem o seu próprio futebol novamente, ou teremos inclusive flexibilização das regras de naturalização e corremos o risco de ver uma seleção da França com 100% de africanos, por exemplo.
A encruzilhada do futebol está logo ali.

Um comentário:

Hélio Sassen Paz disse...

Além disso, a Alemanha é a atual campeã europeia Sub-21 com Muller, Ozil, Khedira entre os atuais titulares.

Gana tem três titulares e dois reservas na Copa dentre o time que foi campeão mundial Sub-20 ano passado nos pênaltis em cima do Brasil.

Copa do Mundo é momento. E a Argentina aproveitou bem o fato de ter pouquíssimos jogadores atuando em clubes de ponta que disputaram até o final algum campeonato continental ou nacional lutando ou pelo título, ou pelo rebaixamento, pra chegar à COpa na ponta dos cascos.

Cada vez mais me convenço de que a hipótese do PVC é a mais plausível pra se tentar prever alguma coisa: quem tiver menos jogadores desgastados pelas competições europeias, tem mais chances de chegar sem lesões graves e em melhor estado físico.

O Brasil de 2002 e a Itália de 2006 confirmaram a regra.

[]'s,
Hélio