quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A empulhação da arena no Humaitá não sai se os gremistas se mexerem

Ontem estivemos em reunião com o ex-presidente (senão o maior, um dos maiores) Hélio Dourado no restaurante Copacabana, promovida pelo Movimento Grêmio Acima de Tudo.
A impressão que ficou é de que há, sim, calcanhar de aquiles nesse negócio que precisa ser cutucado para que o mesmo não se concretize.
É mais do que óbvio que a nova arena no Humaitá é o pior negócio possível para o clube e seus torcedores. Basta navegar tanto no site do Grêmio como em outros blogs e ter um pequeno senso crítico pra perceber que sair da Azenha é péssimo e sem sentido.
Há projeto - e excelente! - para remodelamento de toda a área do estádio na atual localização, com tudo o que se vai construir lá no Humaitá - um dos principais argumentos para o projeto de lá, inclusive.
E construir na Azenha é manter o patrimônio no clube, não alugar por 20 anos.
Quer dizer, o negócio da arena no Humaitá precisa cair pelo bem do Grêmio!
E o Alma da Geral vai entrar nessa história de cabeça, propondo ação judicial coletiva dos sócios para a quebra dos contratos assinados no cabresto e cheio de furos dentro dos procedimentos internos do clube.
Abaixo segue exemplo do que se pode utilizar, um anúncio do programa "Sócio dos 80 anos", que definiu aqueles que se associassem nessa modalidade como DONOS DO ESTÁDIO OLÍMPICO.
Ou seja, não pode sair venda deste patrimônio sem a anuência dessas pessoas.



Partimos dessa proposta e seguiremos nos articulando.
Para ler mais sobre o encontro de ontem, clique aqui e vá ao blog do Grêmio Acima de Tudo. Leia também a discussão nos comentários.
Nós também escreveremos mais sobre a reunião na sequência.
Dá-le!!!

15 comentários:

Luis Felipe disse...

Deem uma lida no blog Sempre Imortal.
Tem um post sobre essa catastrofe da arena.
htt://sempreimortal.wordpress.com

Ana Schirmer disse...

Guga, sou totalmente a favor da remodelagem do Estádio olímpico. Tive acesso a imagens do modelo 3D do projeto e fiquei encantada. O mais especial de tudo é que tem a mão do Plinio Almeida, pai do Olímpico.
Não sou sócia do clube, mas estou do lado de todos que lutarem pelo patrimônio do clube e sócios.

Dá-le!!!

Anônimo disse...

São vários calcanhares de vários Aquiles. É só fazer a ligação entre políticos, empreiteiras/construtoras, caixa 2, bancada do cimento, pontal do estaleiro, sucateamento da Fase da Padre Cacique, copa do mundo, prédio da Corlac, etc... Felizmente agora há pouco, algumas dessas figurinhas foram denunciadas pelo MPF.

Raquel

Anônimo disse...

GREMISTA SECANDO O GRÊMIO É FODA, ISSO GUGA, VAI LÁ E TE JUNTA COM O PESSOAL DO GRÊMIO ACIMA DE TUDO, ANTRO DO PIOR QUE EXISTE DENTRO DO GRÊMIO, OBINO, FACHIN, JACOUBS... DEUS ME LIVRE!

Guga Türck disse...

Secar o Grêmio é boa.
Eu conheci o Jacobus ontem nessa reunião e ele contou da sua saída do Conselho Fiscal, o qual era presidente. Eta historinha escrabosa. Tem alguém afim de saber? Eu posso descrever aqui.

Anônimo disse...

Escreva, Guga!! Sou também favorável a Arena, apesar de não conhecer detalhes. Falaram no Boteco que a área não daria para construir e que ficaria muito longe do centro o estádio. Bom, não sou engenheiro e não sei realmente se dá ou não para aterrar como fizeram no Beira-rio, mas o argumento que ficaria longe do centro e de difícil acesso,aí não, né!O Olímpico sim é de difícil acesso. A Arena ficaria num lugar privilegiado, tanto para o pessoal da região metropolitana( Canoas, Gravataí,etc)como estaria também perto do centro.As dúvidas que eu tenho são realmente sobre o negócio em si.Uma das pessoas as quais eu tenho confiança no Grêmio é o Adalberto Preiss e acho que ele não faria um negócio ruim para o Grêmio.Ficaria apreensivo se no comando do Grêmio Empreendimentos ficasse o Odone. Como esse pessoal saiu do processo, creio que está sendo bem encaminhado. Mas, é aquilo, se tu sabes algo nebuloso, deveria dar detalhes. Abraços!!

Joubert

Gremistão disse...

Fiquei curioso. Conta aí!

Guga Türck disse...

O Jacobus contou isso abertamente pra todos os presentes lá no Copacabana, então, creio que não é passível de sigilo. Eu, particularmente, achei escabroso...

Ele contou da época que foi presidente do Conselho Fiscal do clube. Este conselho, em todas as entidades associativas, é obrigado a existir por lei e é quem avaliza ou não as contas de uma gestão. Pois ele disse que, analisando as contas de um dos períodos da gestão do Odone, não as aprovaria pois verificou imensas irregularidades e foi procurar o presidente do Conselho Deliberativo, Raul Régis. Informou ao excelentíssimo que as contas não tinham como serem aprovadas e ouviu algo assim: "Não, mas não faz isso. Tu tem que entender que o Grêmio sempre foi assim, essas coisas acontecem..." e tal. Quer dizer, o cara foi procurar guarida na presidência do Conselho Deliberativo, foi informar de irregularidades e ouviu essa parcimônia de quem deveria estar se preocupando em resolver eticamente essa situação pelo bem do clube! Depois dessa, o Jacobus disse que pediu exoneração e saiu do Conselho Fiscal.

Mas e essas contas?

Chutem... Aprovadas sem ressalvas.

Na minha opinião, gravíssimo isso.

Outra interessante que ouvi foi que o Grêmio pagou milhares de euros pra uma consultoria holandesa - acho que 200 mil, ou algo assim. Quase um milhão de reais por uma consultoria é brabo...

Quer dizer, pqp! O que rola nesses bastidores faz até a Yoda corar de vergonha.

É preciso limpar o clube, tchê. Urgente. Com arena ou sem arena. Chega de proselitismo político, de toma-lá-dá-cá, essas coisas. Chega de "o Grêmio sempre foi assim, essas coisas acontecem".

Eu estou de saco cheio, literalmente.

Anônimo disse...

O post faz afirmações do tipo “está claro que a Arena é o pior negócio para o Grêmio” sem nenhum argumento concreto que a justifique.
Senhores, vamos debater as vantagens de construir a Arena ou de permanecer no Olímpico. O custo de cada um dos projetos, quem arcará com eles, etc. No momento, o projeto Arena é uma realidade. Numa eventual reforma do olímpico, quem iria investir? Não conheço nenhuma empresa interessada em investir. Qual seria a contra-prestação do Grêmio? Vamos ser objetivos, pensar realmente o que será melhor ao Clube. Não adianta jogar palavras ao vento.

Ao trazer o argumento de que os sócios são donos do estádio olímpico, me parece que não se está pensando no bem do Clube, mas no seu próprio. Muitos irão perder benefícios e privilégios conquistados. Todos podem buscar seus direitos, a Justiça está aí a disposição. Quem sabe os sócios podem ser ressarcidos no caso de demolição do Olímpico. Mas obstar a Arena porque alguns perderão os direitos de ser “donos” do Olímpico e de assistir aos jogos é olhar apenas para o próprio umbigo.
O Grêmio é maior que qualquer interesse pessoal ou de um grupo limitado de pessoas.
Cláudio

Guga Türck disse...

Só o seguinte. Não é o post que traz a argumentação de que os sócios são donos do Olímpico. Isso é o que está num anúncio de uma revista do clube da década de 1980.

Outra coisa que precisa ficar bem clara é que aqui não somos contra projetos de modernização do clube, muito menos contra a construção de um novo estádio. Somos, sim, CONTRA ESTE PROJETO que está sendo tocado no cabresto faz horas. E ISTO É FATO.

Mais uma: "O Grêmio é maior que qualquer interesse pessoal ou de um grupo limitado de pessoas." - mais perfeito que esta frase, impossível. Pois este projeto da arena, do jeito que está colocado, é exatamente obra do interesse pessoal de um grupo limitado de pessoas.

E fica claro que o projeto é o pior possível para o Grêmio com os relatos que vêm sendo dados por conselheiros do clube, pessoas próximas e pela comparação com o projeto, por exemplo, do arquiteto Plínio de Almeida. Isso já dissecamos por aqui em vários outros posts...

Mas é isso. O importante é seguir discutindo essa história porque se vai sair, tem que sair da melhor forma possível e com o máximo de conhecimento de toda a torcida Tricolor.

Gremistão disse...

O Jacobus não teria saído do CF em razão de vazamento de informações? Lembro de uma história assim.

Guga Türck disse...

Pois não sei. Apenas relatei a história que ele contou.

Anônimo disse...

O Flávio Jacoubs abastecia o jornalista colorado Hiltor Monbach com informações até então sigilosas, com que intenção? O bem do Grêmio? Não senhor, a única intenção do Jacoubs e do seu grupo é de retomar o poder que possuíam dentro do Grêmio, e tem gente que acredita que esses feudalistas pensam no GRÊMIO ACIMA DE TUDO!
Aliás, belo trabalho vem feito pelo senhor Paulo Deitos na base né, as informações são as melhores possíveis, como por exemplo, perdendo algumas promessas pro co-irmão, sem falar na grande influência que voltou a ter na base, o conselheiro-empresário de futebol Sérgio Vazquez, a que grupo político será que eles pertencem? ehehehe
Outra, o grupo GRÊMIO ACIMA DE TUDO sempre foi contra a Arena, mas porque será, que na época das eleições para presidente do Grêmio, se calaram? Será porque Duda Kroeff é favorável a Arena e a convicção deles vale menos que cargos políticos dentro do Grêmio?
GUGA, ESSA GENTE REPRESENTA TUDO O QUE TU SEMPRE CONDENOU DENTRO DO TRICOLOR, E AGORA TE VEJO INCLINADO A CONVIVER COM ESSE PESSOAL, GRANDE COERÊNCIA HEIN? TE LIGA CARA, NÃO CONSIGO TE IMAGINAR CONVERSANDO COM UMA PESSOA COMO O FLÁVIO JACOUBS POR EXEMPLO, UM DOS CONSELHEIROS QUE MAIS LUTOU CONTRA A PARTICIPAÇÃO DOS SÓCIOS NA ADMINISTRAÇÃO TRICOLOR, POR ELE, O GRÊMIO PERMANECERÁ PRA SEMPRE COMANDANDO PELAS ELITES QUE TU COMBATE. MUITO TRISTE E DECEPCIONANTE.

Guga Türck disse...

Amigo anônimo. Aqui não tem nenhum ingênuo, não. Fui nesse encontro e me manifestei. Usei um espaço que se tornou possível até mesmo pra conhecer o que está acontecendo.

Vamos escrever mais sobre isso, vamos falar muito mais sobre isso no próximo Boteco. Não me subestima. Não estou encampando movimento nenhum, a não ser aquele que se levantar pra derrubar esse projeto da Arena do jeito que está.

Sobre o Flávio Jacobus, não conversei com ele. Só relatei aqui o que ele contou. Não pretendia fazer juízo de mérito com relação ao cara, mas a história me chamou a atenção.

E quer saber mais? Pois o pior momento daquela reunião foi quando adentrou à sala da janta o senhor vereador Mauro Zacher, ex-presidente do DCE da PUCR$. E sentou-se em frente ao senhor Fadel, que encabeçava a mesa e o evento. Pois descobri depois que ambos pertencem ao mesmo partido - o mesmo de Fortunati, base de Fogaça e Yeda (desta agora não mais). Fiz um esforço tremendo, sobre-humano para não sair dali. Há muito tempo conheço essa figura e me decidi que este cidadão não merece um pingo de minha confiança, quando muito as pessoas que se servem de sua companhia.

Fiquei extremamente indignado.

Estamos de olho e apenas comparecemos a um espaço que estava à disposição e nos manifestamos.

Saudações Tricolores!

Anônimo disse...

Pô Guga, ótimo saber que continuas atento, é isso aí, quero salientar também que atacando o GRÊMIO ACIMA DE TUDO, não estou defendendo de maneira alguma Odone e seus grupelhos, o que gostaria, era de uma renovação grande no nosso conselho e na diretoria, e que os sócios servissem como base para essa mudança, sem as amarras que essa elite carrega para dentro do clube. Saudações tricolores de um gremista leitor do Alma e mais aliviado!