quinta-feira, 24 de julho de 2008

BM x torcida

Essa vem do Diário Gauche:


Brigada Militar espanca quem canta hino do Grêmio
Recebo direto do jornalista Wanderley Soares, velho especialista em questões de segurança pública:

É tênue a diferença entre a força de uma interjeição e o poder de um cassetete.

Durante alguns anos, a Brigada Militar [RS], ainda confusa entre os rituais da caserna e os costumes dos paisanos, considerava a cara feia como um ato de desacato que poderia se agravar com a tentativa de um cidadão de trocar idéias com um PM. Isso chegou a criar impasses traumáticos, pois entre a interjeição de um paisano e o cassetete de um PM, o desacatado era sempre o PM. Isso mudou? Sim, mudou. Viagens, congressos, conferências, seminários, experiências trágicas nas ruas e o avanço das técnicas de ensino da Academia de Polícia Militar fragilizaram a idéia de que o homem fardado é superior ao homem à paisana.

Trata-se de um processo civilizatório de progressão irreversível num sistema democrático. Este processo está em andamento, pois, com alguma freqüência, surgem episódios em que o verbo do paisano é interpretado como desacato ao cassetete do policial.

Dentro desta moldura, a Brigada Militar deverá explicar – e bem – um episódio ocorrido sábado último, dia 19, quando um grupo de adolescentes foi arrancado de um coletivo, por cerca de 12 PMs, em frente ao 19º BPM, a golpes de cassetete. A primeira versão sobre isso é de que um PM, que se encontrava no coletivo, não gostou que a gurizada estivesse cantando o Hino do Grêmio. A segunda versão é oficial: uma investigação rigorosa está sendo realizada.

Inclino-me a crer que o cassetete será o vencedor.

Nenhum comentário: