quinta-feira, 24 de abril de 2008

Documentário da Catarse sobre camelôs da Praça XV estréia na Big (até 27/Abr)

A mostra de filmes Big - A Metrópole no Século XXI, que entra em sua segunda semana na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), promove a pré-estréia do documentário gaúcho Anos de Pedra, de Júlia Aguiar, na quinta-feira, dia 24 de abril, às 19 horas. Anos de Pedra tem como objeto o Camelódromo da Praça XV. O filme de Júlia Aguiar apresenta o local como o corpo de uma coletividade. Trata-se do único título da mostra dedicada a refletir sobre a metrópole contemporânea que se debruça sobre Porto Alegre, abordando justamente uma das mais polêmicas ocupações do centro da capital gaúcha.

Ao ocupar a rua, o espaço público, o comércio informal instalado na Praça XV transforma o lugar em espaço intenso de venda, de compra, de criatividade na luta pela sobrevivência. Uma imensa instalação, repleta de história e histórias. Quem são as vozes do Camelódromo? Os seus agentes, atores, protagonistas, trabalhadores? É isto o que o documentário de Júlia Aguiar procura revelar ao espectador ao longo de seus 88 minutos de duração.

Após a sessão, que tem entrada franca, acontece um debate com a participação da diretora Júlia Aguiar, do jornalista Wladymir Ungaretti, de Fernando Fuão - PROPAR/UFRGS, e de Alfonso Limberger e Alemão da Rifa, estes últimos lideranças dos camelôs da Praça XV.

Além da sessão de pré-estréia na quinta-feira, Anos de Pedra também será exibido no domingo, dia 27 de abril, às 17 horas.

Anos de Pedra. Direção de Júlia Aguiar. Ano de produção: 2007. Duração: 88 minutos.

Fonte: Secretaria da Cultura de Porto Alegre

Um comentário:

Anônimo disse...

Só agora fui ler o convite... Mas eu não poderia ir hoje, por ter aula no horário. Quero ver se apareço lá no domingo.

Abraços